Pular para o conteúdo principal

Diferença entre os pares trançados Cat5e e Cat6

Veja a diferença entre os pares trançados Cat5e e Cat6, o que cada um suporta, como funciona, o que é necessário para seu funcionamento.

O Cat5e suporta até 1gbps de transmissão de dados, cada um de seus pares trançados podem trabalhar no máximo em transmissão e recepção de até 250mbps, caso trabalhem na condição de Tx/Rx e seus receptores suportem a mesma condição. O Cat5e trabalha geralmente na taxa de 100mbps. Uma de suas melhores características é a maleabilidade que este cabo possui, facilitando a instalação, é um bom cabo em relação custo x benefício devido ao seu custo ser relativamente baixo.



O Cat6 trabalha com a taxa de 1gbps onde dois de seus pares trabalham como receptores (Rx) e outros dois pares trabalham com transmissores (Tx), cada par trançado do Cat6 tem capacidade de taxa de 500mbps, ou seja, 500mbps x 2 para recepção e 500mbps x 2 para transmissão. O Cat6 requer eletrônica simples para cada receptor em cada extremidade, ele possui um conduíte interno (como você pode ver na imagem ao lado) o que tira um pouco sua maleabilidade, é um cabo com maior diâmetro assim dificultando instalações quando muitos cabos são utilizados.

Suporte a Gigabit Ethernet:
Como acima descrito, ambos possuem suporte a gigabit, mas é o par trançado CAT6 que tem como principal característica o funcionamento nesta taxa de transmissão e recepção. Para o funcionamento a nível Gigabit o Cat5e requer cancelamento complexo de echo e NEXT para todos os quatro receptores em cada extremidade, ou seja, para que funcione corretamente em gigabit.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Configuração dos Laboratórios do Pro-info (MEC) Pregão 71/2010

TUTORIAL DE CONFIGURAÇÃO INICIAL DOS LABORATÓRIOS DO PROINFO 71/2010 Senhas:     root = qwe123 Roteador Wi-fi = admin senha = pro712010 bios = 712010 wi-fi = Nome da Rede: Proinfo71 - Senha: proinfourbano712010 --------------------------------------------------------------------------------- Retirar DHCP para Escolas com Rede-EMPRO.             - Acesse o Ip: http://192.168.0.11 Login = admin senha = pro712010             - Advanced             - Lan             - Desativar DHCP                                           ...

Linux - Como Alterar Data e Hora pelo Terminal

Execute os comandos como "sudo su" ou "root" O Símbolo # quer dizer que é um comando executado no Terminal / Shell. Abra o Terminal Alt+F2 e digite o comando "gnome-terminal" ou somente CTRL+t do Ubuntu 10.04 ou superior. Para modificar a Data: # date -s MM/DD/YYYY Para modificar o Hora: # date -s HH:MM:SS Se você quiser saber a data e hora da BIOS é fácil: # hwclock Para sincronizar BIOS data e hora, com a do seu sistema: # hwclock --systohc

Instalando Webcam ID 093a:2620 Pixart Imaging, Inc. (NEOX, C3TECH e outras)

Abra o Terminal: Login como root ou sudo su # modprobe gspca_pac7302 Agora você precisa informar para o sistema que este ID e para este Modulo: # echo 093a 2627 | tee /sys/bus/usb/drivers/gspca_pac7302/new_id Instale o Cheese (Programa para Webcam) # apt-get install cheese Abra o cheese, e "voilà"